CRAS encerra primeiro trabalho de grupo com gestantes em Indiana

Evento registra a participação de mães atendidas em confraternização

Por Fernando R. Garrido
23/06/2015

No dia 11 de junho, a partir das 14h45, houve o encerramento da oficina de gestantes – Gerando Vidas, que teve como objetivo principal a discussão e reflexão sobre situações vivenciadas e as diferentes formas de lidar com as mesmas, buscando fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Troca de experiências em um grupo fechado trazem para os membros um conforto particular. Gestação é um período importante para os pais, sobretudo para a mãe, que sendo ou não de primeira viagem, se vê passando por uma transformação que afeta organismo e sentimentos.

Ao final da ocasião, todos presentes celebraram os benefícios do programa com a sensação de dever cumprido: satisfação para as participantes e as organizadoras.

O que é o CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade pública municipal, integrante do SUAS – Sistema único de Assistência Social, é destinado à prestação de serviços socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos e à articulação destes serviços no seu território de abrangência em uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida. Portanto age de forma preventiva, protetiva e proativa.

O CRAS do município de Indiana foi inaugurado no dia 16/03/2015. Fazem parte da equipe de referência do CRAS, uma assistente social, uma psicóloga, uma coordenadora, um funcionário de serviços gerais e uma estagiária que desenvolvem no Serviço do PAIF: acolhida, oficinas com famílias, ações comunitárias, ações particularizadas, encaminhamentos, visitas domiciliares e busca ativa.

O CRAS do município segue uma grade de atividades e reforça o atendimento ao público as terças-feiras. Iniciou em maio com visitas domiciliares o grupo com as adolescentes – AdoleSer. Este grupo tem como objetivo principal discutir e refletir situações vivenciadas por elas contribuindo para a construção de projetos individuais, desenvolvimento de potencialidades, ampliação do universo informacional e cultural proporcionando novas vivências.

Grupo AdoleSer é realizado às quartas-feiras às 14h, com adolescentes que frequentam a escola no período matutino,  às sextas–feiras às 9h com adolescentes que frequentam escola no período vespertino.