Atividade ambiental de especialistas direcionada às crianças | Município de Indiana
Município de Indiana Notícias Atividade ambiental de especialistas direcionada às crianças
Voltar
07/05/2012

Atividade ambiental de especialistas direcionada às crianças

Palestra, passeio e apresentação multimídia foram utilizados para conscientização

Aumentar a letra | Diminuir a letra

Por Fernando R. Garrido

   

 Em mais uma atividade realizada na Escola Municipal Mariana Madia Poleto, pôde-se dissiminar um pouco mais da educação ambiental em crianças e em seus professores, já que atualmente torna-se imprescindível que os jovens e adultos tenham uma consciência sensível às questões ambientais.

No último dia 03, pela manhã e a tarde, cerca de 100 alunos, de 3ª e 4ª série do ensino fundamental puderam entender como ocorre o tratamento de esgoto da cidade, os processos envolvidos no tratamento, além de tomarem conhecimento sobre a importância de uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – para a comunidade e o meio ambiente.
Às 8 horas deu-se início a apresentação em multimídia para cerca de 50 crianças, onde o palestrante Wilbor Felipe, técnico em Química, responsável pelo tratamento de água e esgoto da cidade de Indiana, pôde explicar sobre a ETE, sua serventia, alguns processos de degradação da matéria orgânica no efluente mas, principalmente, conscientizar as crianças de que, caso o efluente fosse lançado em um curso d’água sem tratamento, haveria um sério impacto ao meio ambiente gerando prejuízos de ordem econômica, social e ambiental. A mesma palestra foi apresentada às crianças no período da tarde, com início as 13 horas.
Após a palestra, os alunos puderam ver de perto como ocorre a chegada do esgoto na ETE, e toda sua estrutura montada para diminuir a elevada carga orgânica presente no efluente. A visita à ETE foi um momento importante para a criança, pois materializou as informações passadas durante a palestra. Na ETE, as crianças observaram a grade, responsável por reter os sólidos grosseiros, a caixa de areia, lugar onde ocorre a sedimentação dos sólidos diluídos, o medidor de vazão, a lagoa anaeróbia e a lagoa facultativa. O palestrante aproveitou o momento para salientar a importânica de não jogar em vaso sanitário objetos, como roupa, papel, entre outros, pois esses objetos aumentam as chances de haver obstrução da rede de transporte de esgoto e, caso isso ocorra, as consequências são muito incômodas, pois pode haver interrupção do fornecimento de água por um longo período, já que é necessário o esgotamento do efluente na rede para realizar a desobstrução, além disso, o fluxo do esgoto pode inverter e este retornar para as casas.
As atividades realizadas também contam pontos para o município conforme previsto no manual do Programa Município Verde Azul, na diretiva Educação Ambiental. Além de Wilbor Felipe, participaram também deste cronograma o engenheiro ambiental Ednon Lima e Leandro Fabri.
Seguem abaixo algumas fotos tiradas no dia: 
Créditos: Ednon Lima

Rua Capitão Withaker, nº 407, Centro - Indiana - São Paulo - CEP: 19560-000

Fone: (18) 3995-1177

CNPJ: 49.520.133/0001-88

© 2017 Município de Indiana - Todos os direitos reservados