Horário de atendimentoFuncionamento: 2ª à 6ª, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h

Acompanhe-nos:

Página do facebook do município

Acessibilidade:

A-
A+

Mapa do site:

Estrutura do site

Símbolos Municipais

A Nossa Cidade » Símbolos Municipais

Bandeira de Indiana

A Bandeira de Indiana, assim se descreve: de formato retangular esquartelado; o primeiro e o quarto de vermelho, e o segundo e o terceiro de amarelo, tendo ao centro um círculo branco, carregam o Brasão das Armas.
A bandeira tem 14m (catorze) módulos de altura por 20 (vinte) módulos de comprimento; o círculo tem 8 m (módulos) de diâmetro e o Brasão de Armas tem 6 m (seis) módulos de altura.

Brasão de nosso município

O Brasão de Armas do município de Indiana, idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, assim se descreve: escudo ibérico de ouro, com três canitares ao natural, e chefe de goles, carregado de três flores de lis do primeiro. O escudo é encimado de coroa mural e prata, de oito torres, suas portas abertasde sable e tem suportes, dois ramos de cafeeiros, folhados e frutados ao natural. Lista de goles, com toponino "INDIANA" em letras de ouro.

O Brasão de Armas ora instituído, tem a seguinte interpretação:

I - O escudo ibérico era usado em Portugal, à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.
II - O metal de ouro representa em heráldica riqueza, esplendor, generosidade, nobreza, poder, glória, força, fé, prosperidade, soberania e mando, indicando que o esforço dos munícipes aliado a fé na suprema magnanimidade do Criador e na potencialidade do município, levará a prosperidade e a glória.
III - Os três canitares aludem às nações coroadas, Xavantes e Caiuás, pacificadores em razão dos esforços desenvolvidos em Indiana, ponto básico na região da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso. O canitar é emblema de força, independência e autenticidade.
IV - O chefe é a primeira das peças  honrosas de primeira ordem e a cada cor goles (Vermelho) é representativa de audácia, valor, galhardia, intrepedez, honra, generosidade, nobreza, conspicua e derramamento de sangue em combate, referindo-se aos atributos dos primeiros colonizadores da região, ligados aos pósteras, ao animo intimorato com que enfrentaram as inumerosas dificuldades que se lhes opunham e às lutas travadas com os silvícolas.
V - A flor de lis é o símbolo de Nossa Senhora e lembra a Santíssima Padroeira no Município, Nossa Senhora do Rosário.
VI - A coroa mural é o símbolo da Emancipação Política e de prata com oito torres das quais apenas cinco estão aparentes constitui a reserva às cidades. As portas abertas de sable (preto), proclama o caracter hospitaleiro do povo de Indiana.
VII - O ramo de cafeeiro, atestam a fertilidade das terras generosas de Indiana e estão a demostrar que nas atividades agrícolas repousa, basicamente a economia do Município.
VIII - No listal, o toponino "INDIANA" identifica o Município.

Prefeitura de Indiana

Prefeitura de Indiana


CNPJ: 49.520.133/0001-88

Rua Capitão Withaker, 407 - Centro CEP: 19560-000 - Indiana / SP


(18) 3995-1177
© 2024 Município de Indiana - Todos os direitos reservados